quinta-feira, 17 de julho de 2014

Problemas de pele em Goldens

Quando trouxe a Vicky do canil notei logo no primeiro dia que ela possuia dois pontinhos perto do pescoço. Pareciam uma espinha e como não estavam vermelhos, purulentos ou com sangue, nem me preocupei muito. Quando levei a Vicky na veterinária pela primeira vez (logo no segundo dia, depois conto isso) ela também notou esses pontinhos e disse que poderia ser pulga. Tá, eu tinha encontrado uma pulga na Vicky, UMA e não havia sinal de mais nenhuma e também ela não estava se coçando nem nada.
Ela já foi passando 489 remédios e eu não curti muito (nunca mais voltei nessa Vet, sou meio avessa ao uso de remédios de forma indiscriminada).

Nas duas semanas seguintes fez um calor INFERNAL aqui em Florianópolis (bom, acho que no Brasil todo). A Vicky como toda boa Golden, AMA água e bagunça com água e espalhamento de água e pé no pote de água toda hora e bom, já deu pra perceber que ela se molhava bastante né? hehehehe
Aí pensa comigo, água/umidade + calor = micose e/ou problema de pele. É, então. Descobri que cachorro também sofre disso. Os dois pontinhos da vicunha logo se tornaram 489 pontinhos e a coitada começou a se coçar, principalmente na parte da barriguinha e a coisa começou a ficar feia (pareciam espinhas inflamadas, com pus, tipo essas aqui ó:


Dei uma olhada no google (http://tinyurl.com/nt69v8w) e me assustei com a possibilidade de evolução das feridas. Desconfiei de alergia à ração e de alergia à água sanitária que eu usava pra limpar a sacada (parei de usar depois disso)...eu não achava pulga de jeito nenhum, fiquei meio perdida. .

Depois de uma semana tive que levar a Vicky pra tomar vacina (levei em outra Vet), e aproveitei pra ver esse problema de pele. Ela perguntou se ela tava comendo normal (ela tava), se estava tristinha (pffff) e etc. Como ela não estava, ela me recomendou dar banho com um shampoo especial e fez uma raspagem pra mandar pro laboratório. Me explicou que poderia ser fúngico (mas que não parecia pelo formato das feridas), bacteriano ou ácaros (a famosa e temida sarna) e o teste identifica isso. No mesmo dia eu já fui dar banho na Vicky com o tal shampoo especial e percebi que os 489 pontinhos tinham virado 156498 pontinhos. Fiquei assustada. Aí tive a brilhante idéia: "tá muito calor, eu vou tosar essa cachorra". Eu não podia levar ela na pet pra tosar porque ela não tinha ainda todas as vacinas, ou seja, teria que tosar em casa se quisesse. Já falei que eu sou teimosa né? É, então. Resolvi tosar a Vicky com uma máquina "comum" de barbear AHHAHAHAHAHAHA Ideia mais imbecil ever.

Pensa num negócio que dá trabalho, tipo assim carpir um lote. Aí multiplica por 3. É, mais ou menos por aí. A máquina funcionou bem nos primeiros 15 minutos, depois parecia um carro afogando. E a Vicky não queria ser tosada! Ficava se mexendo malucamente. Moral da história. Tivemos que tosar ela em dois dias (AHAHAHAHAHAHAH dou muita risada disso ainda quando lembro). A bateria acabou e daí tivemos que deixar as 12 horas pra carregar. Tosamos ela na sacada ali em casa, gente, vocês não tem noção da quantidade de pêlos, era tipo uma oveeeeeelhaaaaaaaa! As nossas roupas eu tive que colocar duas vezes pra lavar e os pelos só saíram usando rolo adesivo de remoção. Levamos um total de quase 5 horas (somando os dois dias). Eu parecia que estava lutando MMA com a cachorra, tive que mandar uma quase chave de perna pra hora que fui tosar a parte de baixo do pescoço. Além de mim estava o meu namorado ajudando a segurar ela, pra você imaginar o quanto ela não queria ser tosada. Pensei em desistir umas 15x, mas a teimosia e a visão da cachorra metade tosada/metade peluda me dava pesadelos, logo, persisti. Tá confesso, pensei em fazer um moicano na Vicky, ia ficar massa pra caramba vai =P

As boas notícias foram: depois da primeira tosada percebemos que as feridas estavam espalhadas pelo corpinho dela todo, estava beeem feio mesmo. Aí resolvi levar ela na Vet depois da primeira tosada e quando ela viu as feridas logo receitou um antibiótico via oral para tratar. Pediu desculpas por não ter visto logo da primeira vez (também, com a quantidade de pelos tapando tudo) e nem cobrou a consulta.
E a Vicky passou a me respeitar de forma imeeeeeensa depois disso. Acho que ela viu "ok, tem alguém mais teimosa do que eu nessa casa" =P

O antibiótico custou os olhos da cara, mas ela melhorou muito rapidamente, no quarto dia já se coçava menos e as feridinhas secaram. O teste de sarna voltou negativo, então ficamos só no tratamento do antibiótico mesmo. Resolvi descrever essa saga, porque a Vet comentou comigo que Goldens costumam ter problemas de pele, principalmente no verão e por mexer bastante em água, logo pode ser que alguém tenha problemas com isso também. Não se desespere, leve no Vet logo antes de começar a inflamar feio e siga o tratamento direitinho ;)

De bônus fotos da Vicky tosada:

   





7 comentários:

  1. Olá!
    Tem Como você mandar o nome do remédio pro meu Whatsapp...?
    Meu what... 0918053-2700
    Gabriel... :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel, eu enviei para você, espero que vc tenha recebido :)

    ResponderExcluir
  3. Em minha região não temos um veterinário confiável... (já perdi um amigão com medicação errada ou vencida e não quero arriscar a perder minha Suzye). Ela é uma Golden Retriever clara e parece estar com a mesma afecção, porém num estágio um pouco mais avançado, fizemos uma reforma aqui em casa e acredito que os pós e o cimento prejudicaram bastante.... Gostaria que me enviasse também o nome do medicamento. Ficarei imensamente agradecido... (Eu e a Suzye, claro...rsrs)

    61 8263 4019



    ResponderExcluir
  4. Eiii, tem como me mandar o nome do remedio tbm? Minha Luna ta com o msm problema e não sei mais o que fazer 027992586569

    ResponderExcluir
  5. Gente, enviei via whats para vocês. Desculpe a demora, só vi os comentários agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envia também por gentileza. Estou desesperada com meu golden
      (61) 8116-7313

      Excluir
    2. Me envia também por gentileza. Estou desesperada com meu golden
      (61) 8116-7313

      Excluir

Quem sou eu

Eu sou um pouco como você, e um pouco como todo mundo.