domingo, 12 de abril de 2015

O tão esperado passeio fora de casa...e a saga das Vacinas.

Se você pegou o seu Golden bem novinho (eu peguei a Vicky com 46 dias, um dia depois do 'permitido'), você vai soooofreeeeer contando os dias para poder passear com seu dog e esse post pode vir a ser um alívio =)
Ah, mas eu não posso sair assim desfilando meu Golden super mega fofinho na rua? Não :( Quer dizer, poder pode né, mas ele ficará vulnerável a transmissão de doenças.
Mostrar para todo mundo pode, mas dentro da sua casa e evitando contato com donos de cachorros que estejam doentes (super fiz isso, Vicky gosta mais de humanos do que cachorros, assunto para outro post).

Eu achava que isso era meio besteira, mas esses tempos eu conheci um filhote de Border Collie que tinha Cinomose (o google ensina sobre aqui http://goo.gl/aNvy3Y) e ele morreu :( Ai gente tão triste. Ele entrou em contato com a Vicky e com ela não aconteceu nada, provavelmente porque ela tinha tomado todas as vacinas certinho. Foi aquele sentimento de "ufa, dinheiro bem investido!".
Eu lembro que eu até perguntei pra veterinária se eu não poderia sair na rua rapidinho, só ali no fundo do meu prédio, mas ela me disse que se algum cachorro doente tivesse passado por lá, ela poderia pegar algo e que com certeza ela iria sair cheirando tudo, colocando tudo na boca e etc. Super verdade essa parte. Vicky parecia que queria comer o mundo quando começou a passear. O M-U-N-D-O I-N-T-E-I-R-O. Sério. Inseto, pedra, lixo, sujeira, passarinho, etc.

O ideal é que o filhote tome três doses da vacina polivalente antes de sair saltitando por aí no mundo. E sair só depois de 15 dias da última vacina (pelo menos). Você pode escolher entre a V6, V8 e V10 - o número corresponde ao número de cepas de vírus que ela contem, quase como o número de doenças que ela protege. Pelo que eu li sobre, uma V8 já basta, a V10 só tem duas diferentes cepas de leptospirose, mas as quais nem possuem tantos casos no Brasil. Só que aqui na região havia pouca diferença de preço (R$ 6) entre a V8 e a V10, então acabei optanto pela V10 da Pfizer (Vanguard Plus) e a primeira, que já veio com ela, foi uma da Merial C6/CV (Recombitek).
Aí a gente entra em outro tópico: Vacinas.
GENTEM DO CÉU. MELDELS. Eu sou aluna de doutorado né minha gente, almoço e janto no restaurante universitário (R$1,50-tia-do-RU-te-amo-principalmente-quando-você-me-dá-um-bife-grandão), não tenho carro, minha academia é correr na rua que é de graça, aquelas coisas de quem tá começando a vida né, não ganho assim super dinheiros.
Quando me programei para ter a Vicky na minha vida eu calculei e me preparei para as 10 lindas suaves prestações no meu cartão de crédito, mas eu nunca, nuuuunca, imaginei que Vacina fosse algo tão caro! Somando todas as vacinas que ela já tomou, eu já gastei mais nas vacinas do que aquilo que paguei ao canil. Mas eu super recomendo. Tratar cachorro aqui na cidade onde moro (Florianópolis) custa caro (uma consulta veterinária sai por R$70 ou mais e qualquer remediozinho está na faixa de R$60 para cima) e tem vacina que vale por um ano (como a da raiva e a polivalente depois das primeiras doses) então, na minha humilde opinião, é algo vale a pena. Fora o fato que é a saúde do seu cãozinho né? :)

Bom, e aí que a Vicky tomou todas as vacinas (yay!), tava pimpona, o calendário apitou, ajeitamos ela e fomos rumo ao tão esperado passeio (ps.: no próximo post falo sobre as coleiras, ponto importante! Eu teria economizado dinheiro, e muita força no braço, se soubesse de algumas coisinhas antes):
Gorda esperando ansiosa pelo passeio
Gente ela correu tantoooo, TAAAAAAAAAAANTO, ficou tão feliz. Foi a coisa mais legal do mundo! Até hoje lembro disso com um sorriso. Só que: a Vicky não quis beber a água que levamos ou tocar nos biscoitos (preciso falar disso em outro post tb!) e então nós super empolgados ficamos passeando com ela por quase 45 minutos, correndo, brincando e no fim, a coitada teve diarréia! Tadinha. Acho que foi a emoção combinada com a falta de água. Mas no outro dia ela já tava bem.
Isso me lembra um outro ponto importante: a Vicky não quis saber de fazer xixi ou côco nos primeirOS passeiOS...adicione uma música triste aí no fundo e coloca três semanas ou mais de tortura diária esperando pelo primeiro cocozão regular fora de casa ahhahahahaha.
Também falarei disso em outro post, não desista caro Padawan!
Vicky no meio do passeio dando uma descansada
esperta na sombra.
Vicky cansada pós passeio (na época que ela ainda
cabia na parte da frente do carro). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Eu sou um pouco como você, e um pouco como todo mundo.