domingo, 13 de julho de 2014

Xixi, xixi em todo o lugar

Meu primeiro desafio como dona de uma Golden foi: Xixi! Xixi em todos os lugares imagináveis.

Trouxemos a Vicky fofinha pra casa quando ela tinha apenas 46 dias (um dia depois do tempo recomendado para 'desmame'), ou seja, ela era suuuuper novinha, suuuuper filhote.
O esquema é: filhotes não conseguem controlar o xixi e cocô até pelo menos uns três meses. Ou seja, por mais que seu cãozinho seja muito inteligente e já tenha aprendido onde fazer as necessidades é bem possível que se ele estiver longe do local quando bater a vontade ele faça as necessidades no meio do caminho (foi o caso da Vicky DIVERSAS vezes). A boa notícia é: sendo filhotes, eles fazem bem pouquinho Xixi, dá pra limpar de boas e se você der uma ração boa concentrada eles fazem uma titica de côco também.

Coisas que eu não sabia e adoraria que tivessem me contado antes:
- Os cinco primeiros dias são importantíssimos! Se você conseguir ficar acompanhando seu Golden nestes dias ele provavelmente irá aprender muito rapidamente onde vc quer que ele faça as necessidades (eu peguei a Vicky num domingo e durante a semana tive que trabalhar, logo só pude me dedicar ao adestramento dela mesmo no fim de semana seguinte).

- Se possível já treinar o cachorro pra fazer no lugar que você quer e não apenas em cima do jornal. Eu treinei a Vicky para fazer em cima do jornal, porque vários vídeos na internet falavam isso, mas me arrependi amargamente. Depois de treinada independente daonde eu colocasse o jornal na sacada ela fazia geralmente em cima dele. Só que depois resolvi usar a idéia de uma amiga e fiz um banheiro com uma caixa de mexer cimento, porque ficar trocando jornal todo santo dia 3x por dia é um pé no saco e o vento levava o jornal e ela comia o jornal mijado, uma loucura. Passei um pouco de trabalho pra treinar ela a fazer dentro da caixa, levou quase um mês para ela "trocar" o local (lembro da minha madrinha vindo me visitar e dizendo que ela "nunca iria fazer ali"... pior que no início parecia mesmo). O engraçado era que se eu colocasse jornal dentro da caixa ela acertava, ai tive que ir colocando jornal todo dia, trocando e depois de um tempo diminuindo a quantidade de jornal até que ficou só a caixa.

- Goldens são muito inteligentes. Eu li em vários sites e no livro que comprei também (depois falo sobre ele) que pode levar até dois meses pra você ensinar o seu cachorro e mais uns três para ele fazer no local correto sempre, eu ficava super desanimada quando lia essas coisas. Balela. A Vicky aprendeu no fim de semana. Mas não se anime. Aprender quer dizer que ela sabia onde deveria fazer, mas não necessariamente fazia no lugar correto toda a vez, muitas vezes ela fazia no caminho pro local (filhote, não consegue segurar muito) e algumas vezes ela fazia fora do local para chamar a atenção. Mas isso considerando que você já ensine o Golden a fazer no lugar correto (vide tópico acima).

- Quando eles são filhotes fazem côco logo após comer e quando eu digo logo após, é logo após mesmo! A Vicky cagava tipo 2 min depois de comer (e ela comia 3x por dia no início - falo sobre isso em outro post).

- Li em vários lugares que cachorro não faz necessidades perto de onde come e dorme. Pffffffffffff. Isso não serve pra todos os cachorros, ou pelo menos não pra minha. Vicky fofinha fazia xixi E côco do lado do pote de ração.

- Ao treinar o seu cachorro é bom usar jornal ou alguma superfície onde o Xixi não escorra. Ela naturalmente irá procurar fazer xixi nessa superfície mais "aderente" (por isso que tapetes são tão amados!!).

- Retirar todo e qualquer tapete do chão. Sério. Quando a Vicky era novinha ela fazia uma molhacera com o pote d'água, metia pata, saia dançando na sacada, uma coisa de doido. Aí eu tive a brilhante idéia de colocar um pano embaixo do pote, porque se molhasse, ficaria por ali no pano né. HA HA HA. Precisa contar onde foi que ela fez xixi E côco naquele dia meu povo? É. O meu tapete do banheiro mesmo foi carimbado DIVERSAS vezes.

- Usar um produto bom para limpar o xixi. Eles costumam fazer xixi onde tem cheiro de xixi. Descobri (ver ali embaixo) que um tal de Pato limpador banheiro é o melhor de todos. Então eu costumava secar o xixi com um pano (esse pano só usava essa vez e depois já lavava), passar um outro pano limpo com álcool em cima, aplicar o pato banheiro (é um borrifador) direto no chão e deixar agir por uns 3 min, limpar com outro pano limpo.

- Produtos do tipo "Pipi aqui", "Xixi não", "Dog training" e etc. Funcionam, não vou dizer que não. Só que a eficácia do produto é tipo duas horas no máximo. Depois disso ele evapora e leva embora o cheiro ruim (para que o cachorro não faça xixi) ou o cheiro de amônia (para que ele faça). Eu até comprei isso, mas não recomendo pra ninguém não, não acho que tenha adiantado. Eu passava o produto e duas, três horas depois ela ia lá e fazia xixi em cima e nem aí pro cheiro (que era horrível até pra humanos diga-se de passagem).  

Coisas que me contaram antes (livros, vídeos, internet mãe de todas as pesquisas)
- Quando o cachorro estiver aprendendo e for bem novinho o ideal é que você não brigue com ele quando ele fizer fora do local, caso contrário ele irá se traumatizar e comecará a procurar lugares escondidos pra fazer as necessidades. Ou seja, é uma péééssima idéia. Do contrário parabenize-o e faça muita festa quando ele acertar o local! Eu costumava dar um pedacinho de biscoito (big bifão) pra Vicky.

- Quando ele for bem novinho você pode ainda cuidar dele nos horários que ele costuma fazer xixi e côco (quando acorda e logo depois de comer) e ficar aguardando um sinal de que o cachorro vai fazer algo. Ai nesse caso pegar ele e levar ao local desejado e quando ele fizer ali, fazer festa. Isso funcionava pra côco, pra xixi a minha cachorra é ninja e ela só fazia xixi quando a gente se distraia. Sério gente, era 40 minutos olhando e nada, aí a gente ia pegar um copo de água, voltava e tava lá o xixizão.

- Quando o cachorro já tiver aprendido (fizer mais de 80% das vezes no local correto), pode ser, dependendo da personalidade do cachorro, que ele comece a fazer xixi e côco fora do lugar para lhe desafiar e/ou chamar a atenção. Descobri através de um livro que tenho uma cachorra dominante (depois transcrevo o trecho), logo, Vicky fofinha fazia as duas coisas que citei ali em cima. Exemplo: um belo dia estava eu indo tomar banho e como a Vicky amava meu tapete do banheiro, decidi fechar a porta. Só que ela tinha decidido que era hora de brincar. Ao ligar o chuveiro percebi que tinha esquecido a toalha, logo abri a porta novamente para pegar. Imagina a surpresa? Vicky tinha mijado o meu quarto inteeeeeeeeeeiro e estava ali com aquela cara de "viu, não quis brincar comigo, se fudeu". Algumas vezes pela manhã quando eu estava tomando café ela vinha fazer xixi exatamente do meu lado, para chamar a atenção.
Mas o que fazer nesses casos?
Eu li em vários lugares que você deveria ignorar o cachorro, assim ele não ganha a atenção. Tá tudo bem, eu ignorava ela e depois limpava o xixi. Só que depois de três semanas limpando xixi todo santo dia quase eu vi que isso não adiantava bulhufas com a Vicky. Então eu resolvi tentar algo diferente e o que eu passei a fazer foi: dar uma bronca verbal nela durante (às vezes ela parava de fazer xixi) ou logo após o ocorrido, isolar ela na sacada E ignorá-la ainda que ela chorasse ou latisse. Funcionou que foi uma maravilha.

- "Para limpar o xixi é bom comprar um limpador enzimático". TODOS os lugares falavam isso. Só que eu sou estudante de doutorado e não tô cagando dinheiro né meu povo, aí eu olhava esses limpadores e eles custavam tipo R$ 45 o frasco com 200 ml. Me recusei a pagar isso (sim, sou pão dura). Testei váááários produtos comuns de limpeza e descobri um que funcionou que é uma beleza: Pato limpador banheiro. Sai uns R$10 o borrifador e dura bastante (quase 1 mês ou mais). Mas não sei porque diabos tem que ser Pato (tentei Mr. Músculo, Veja, Veja X-14...). O procedimento para limpeza eu descrevi ali em cima.

- Quando ela pudesse passear ia melhorar muito porque ela passaria a fazer xixi e côco fora de casa. Isso é verdade, muito verdade. Só que o início não é "fássil", em outro post conto isso senão esse aqui vai ficar uma bíblia.

E uma mensagem final:
Apesar de todos os percalços não desista de treinar o seu cachorro. Cachorro treinado é vida, tudo de bom! E cachorro precisa de disciplina, precisa de um líder dentro de casa que neste caso deve ser você e não ele! Parece díficil? Claro que parece, mas tente se esforçar e ter um pouquinho de determinação que logo logo ele aprende =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Eu sou um pouco como você, e um pouco como todo mundo.