terça-feira, 8 de julho de 2014

É possível ter um Golden Retriever em um apartamento?

Inicio o blog com essa pergunta pois foi a primeira pergunta que me fiz quando estava decidindo ter ou não ter o meu tão sonhado cachorro.

E você que entrou aqui através de uma busca do google (golden possível apartamento) eu já lhe respondo que SIM! =) É possível criar um Golden Retriever em um apartamento.

Dá trabalho? Sim também. Pra caramba.

Ele vai destruir o seu apartamento/móveis? Pode ser que sim, pode ser que não, mas você deve estar preparado para isso. Sugiro, antes de levar o Golden para o apartamento, esconder todos os fios elétricos com canaletas ou silver tapes, colocar aqueles enfeites bonitinhos que sua mãe/vó/tia lhe deu em um lugar seguro (em um móvel alto e robusto) especialmente aqueles pequenos que podem ser engolidos, levantar todas as suas plantas, desapegar dos seus tapetes (pelo menos nos 3 primeiros meses), comprar um aspirador de pó 'bão' (em um post futuro falo mais sobre isso) e o básico né, comprar potes para ração e água (sugiro os de alumínio/aço), achar bastante jornal (as bancas geralmente doam), comprar uma caminha ou um mini cobertor e de preferência decidir com antecedência aonde você vai treinar o cachorro para fazer xixi (eu fiz um banheiro com uma caixa de cimento, em um post futuro eu explico).

Além disso é bom salientar aqui que:
- Goldens são cachorros grandes e é uma raça considerada ativa (vide 'The dog breed bible, D. Caroline Coile'), não espere aquele cachorro que não vai fazer nada o dia inteiro e só ficar deitado quietinho do seu lado. Se você curte esse tipo de cachorro sugiro adquirir um cachorro pequeno que não seja tão ativo. Ser ativo significa que você terá que passear bastante com ele. Quanto é bastante? Bom, isso depende do seu cachorro, eu costumo passear com a minha no mínimo 5x por semana (passeios de 1 hora) e saio com ela de casa outras duas vezes no dia para xixi e cocô ('passeios' de 15 min). O que acontece se você não levar ela pra passear? Bom, ao passear eles gastam bastante energia, o que lhe garante um cachorro calmo e feliz. Quando está chovendo eu não levo a minha para passear (devido ao problema de pele que ela teve, depois eu conto isso) e ela fica maluca!! Começa a roer coisas, latir, correr de um lado pro outro dentro do apto e fica pedindo carinho.  
- Ter um Golden é um investimento, e custa caro. Mesmo que você não tenha que pagar pelo cachorro e ganhe ele de algum amigo prepare-se. São algumas muitas vacinas (~R$ 1000), gastos com ração, biscoito, brinquedos, idas ao veterinário, remédios e etc.
- Pêlos, pêlos em todo lugar. De adeus as suas roupinhas pretas ou faça um estoque de rolos adesivos para tirar pêlos. Goldens soltam bastante pelo.
- Se você é chato/maníaco por limpeza: esqueça ter um Golden dentro do apartamento, é sério. Paredes sujas, brinquedos jogados pelo chão, pêlos, baba, água espalhada são só alguns dos itens.
- Se você é muito preguiçoso/a para limpar coisas, esqueça. Goldens fazem bastante festa e sujeira e o mínimo que você deve fazer é limpar o local onde ele fica e faz suas necessidades (eu costumava limpar 3x ao dia no início, agora como ela faz necessidades fora de casa, limpo umas 3x por semana).
- Se você é uma pessoa sedentária eu não recomendo ter um Golden dentro do apartamento, vide primeiro tópico.
- Se você quer um Golden para seu filho brincar/cuidar, desista. Goldens demandam um nível de cuidado e atenção grande e eu não vejo como uma criança poderia dar conta disso.

Agora, se você já sabe/se preparou para tudo isso e não vê a hora de trazer um Golden para o seu apartamento, vai fundo! =) Foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida nos últimos tempos.

No próximo post conto um pouco da história da Vicky, la Golden! =)

Um comentário:

  1. A e só pra acrescentar sou louca pela minha Sophia, minha companheira de todas as horas... Meu bebe... hehehehe

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Eu sou um pouco como você, e um pouco como todo mundo.